segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

No Brasil sem impostos, novo Uno custaria R$ 12.100

Fonte: http://www.vrum.com.br/app/306,19/2012/08/23/interna_noticias,45135/no-brasil-sem-impostos-novo-uno-custaria-r-12-100.shtml

Preço dos veículos no país tem embutido mais de 50% do valor em carga tributária

A universitária Alana Lopes percorre cerca de 60 km por dia, entre a sua casa no bairro do Pina, no Recife, o trabalho em Jaboatão dos Guararapes e a universidade, na Cidade Universitária. O percurso é sempre de ônibus ou com caronas dos amigos. Mas a sua meta é até o próximo ano comprar o seu primeiro carro. Dentro do seu orçamento só cabe uma parcela de no máximo R$ 300. Com esse valor é praticamente impossível sair motorizada da loja, a não ser que ela opte por uma carta de consórcio. Se ela morasse em outro país e tivesse a mesma renda, com certeza, já teria adquirido o veículo.
Alana Lopes faz as contas para comprar o seu primeiro carro em 2013 (Bruna Monteira/ Esp. DP/ D.A. Press)
Alana Lopes faz as contas para comprar o seu primeiro carro em 2013

“Já dei umas olhadas no preço do carro, mas está inviável, por enquanto. Minha meta é comprar um Fiat Uno ou Celta, mas até esses modelos básicos estão caros”, explica a universitária, confessando que o seu sonho de consumo é um Hyundai i30.
Ainda no mundo imaginário do “Se”, caso o Brasil não tivesse tantos impostos, sobre impostos, a jovem também poderia ter o seu automóvel. O gerente geral da Fiat Italiana, Alexandre Leão, arrisca que os impostos correspondem a um valor muito mais alto do que os estudos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam. “O imposto da cadeia produtiva, desde as peças, frete, mão de obra, até dentro da própria revenda, com energia, mão de obra e tudo mais, torna o Custo Brasil muito alto. No valor final do carro, entre 50% e 55% do custo corresponde a imposto”, afirma Leão.

O gestor supôs que o novo Fiat Uno, um sonho da universitária, custaria até R$ 12.100, num Brasil sem impostos. Numa rápida simulação com a coordenadora de finanças da Italiana, Ana Maria Medeiros, Alana bastaria dar uma entrada de R$ 2.420 e parcelar o restante em 48 prestações de R$ 293, dentro das possibilidades financeiras dela. E de muitos brasileiros.

 Simulação:


Com impostos
Novo Fiat Uno*
À vista - R$ 24.260
Financiado
Entrada - R$ 2.420 + 48 parcelas - R$ 642,55

Gol G5**
À vista - R$ 27.990
Financiado
Entrada - R$ 2.790 + 48 parcelas - R$ 769,54


Sem impostos
Novo Fiat Uno*
À vista - R$ 12.100
Financiado
Entrada - R$ 2.420
48 parcelas - R$ 293

Gol G5**
À vista - R$ 13.990
Financiado
Entrada - R$ 2.790 + 48 parcelas - R$ 360

* Simulação da Italiana com taxa a partir de 1,29%
**Simulação da Disnove com taxa a partir de 1,40%

Custo de impostos na nota fiscal:
Veículo 1.0 36,82%
Veículo 2.0 41,12%

Impostos dos autos:
- IPI (Imposto sobre Produto Industrializado)
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- PIS (Programa de Integração Social)
- Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social)
- IR (Imposto de Renda)
- IOF (Imposto sobre Operação Financeira)
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

Compare os preços:

Citroën C4
Brasil - R$ 54.400 x Espanha - R$ 35.800

Volkswagen Jetta
Brasil - R$ 65.755 x Estados Unidos - R$ 25.100

Fiat Punto
Brasil - R$ 40.060 x Itália - R$ 31.800

Peugeot 408
Brasil - R$ 59.990 x Argentina - R$ 39.700

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