quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As Caravelas de Cabral são mais rápidas que as barcas de Niterói - RJ

Quem puder, entre no site abaixo e assista o vídeo. As caravelas de Cabral eram mais rápidas. Esse é o país da Copa 2014 e Olimpíadas de 2016.

Fonte: http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000578382

RJ: tarifa do transporte público aumenta

O metrô e as balsas no Rio de Janeiro vão ter um aumento da tarifa a partir de abril. O serviço, no entanto, continua precário: superlotação, lentidão e sujeira são as principais queixas entre os usuários de transporte público na região metropolitana. Ontem, uma nova queda de energia nas linhas de trem causou pânico entre passageiros.

O retrato do transporte público da cidade que vai sediar a Copa das Confederações em poucos meses não é nada bom. Ontem à noite, um trem que partiu do centro do Rio para Gramacho, na Baixada Fluminense, teve a viagem interrompida a 800 m da plataforma.

Além disso, os passageiros denunciaram superlotação, atrasos e a falta de atenção da Supervia, a operadora das linhas. Em nota, a empresa culpou a chuva e garantiu que os agentes ajudaram os passageiros a descer do trem.

Mas cenas de descaso com o transporte público, exibidas no Jornal da Band há quase dois anos, se repetem mensalmente e independentemente da meteorologia.

A decisão do reajuste das tarifas do metrô e das barcas a partir de abril deixa uma dúvida para os usuários - se o serviço vai, de fato, melhorar.

A lentidão denunciada pelos usuários das barcas inspirou o cálculo de um pesquisador. Ele constatou que as caravelas da época de Pedro Álvares Cabral seriam 20% mais rápidas que as barcas que circulam hoje, 500 anos depois.

Manifestantes pedem renúncia de Calheiros

Já é um passo pessoal. E esse manifesto foi organizado pelas redes sociais.

http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/?id=100000577516

Sob um calor de mais de 30º C, dezenas de pessoas caminharam neste domingo na orla de Copacabana, zona sul da capital fluminense, pedindo a renúncia do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Com faixas, cartazes e gritos de ordem, foram até o Leme, recebendo apoio dos banhistas.

O protesto foi organizado por meio de uma página de relacionamentos na internet, e ocorre simultaneamente em mais de 30 cidades, incluindo as capitais Brasília, Belém, Vitória, Florianópolis e Maceió. Em Alagoas, estado que elegeu o político para o Senado, mais de duas mil pessoas confirmaram presença.

De acordo com uma das organizadoras do ato no Rio, a assistente social Maria Abreu de Oliveira, de 40 anos, as pessoas precisam "ir às ruas como no impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello", em 1992.

"Não achamos justa a forma pela qual este senhor assumiu o Senado, é hora de tomar as ruas, pintar a cara e mostrar nossa indignação", disse Maria Abreu. "O brasileiro, por causa da repressão, não tem o costume de ir às ruas, mas é preciso resgatar o velho jeito de protestar e sair da internet", completou.

Carregando faixas com os dizeres Choque de Ordem no Senado, Fora Renan e Chega de Corrupção, os manifestantes chamaram a atenção de quem passava pela orla. "Temos uma petição assinada por milhares de pessoas. Isso não pode passar em branco, é a vontade do povo", disse a estudante Júlia Marques, de 24 anos.


Protesto contra Renan Calheiros no DF
Manifestantes também protestaram em Brasília Marcello Casal Jr/ABr


A moradora de Copacabana, Juliana dos Santos Silva, de 23 anos, que não sabia do protesto, se juntou ao grupo. "Este Congresso todo é uma vergonha", disse ao reforçar o coro dos manifestantes. Outros pediram para que o senador "faça como o papa (Bento 16)" e renuncie ao cargo.

A Guarda Municipal não estimou o número de participantes. Segundo a organização, eles somavam cerca de 100 pessoas. Para Fabrício Silva, estudante de 29 anos, o fechamento das estações do metrô mais próximas a concentração, para obras, atrapalhou o acesso de muitos manifestantes. A próxima manifestação pela renúncia do presidente do Senado, segundo ele, será em abril e já foi batizada como o Dia do Basta, contra a corrupção.

Collor é presidente de comissão no Senado

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/?id=100000578076

Absurdo, indignação total. O povo brasileiro não é palhaço!

A Comissão de Infraestrutura do Senado, uma das mais importantes, elegeu Fernando Collor como presidente


A Comissão de Infraestrutura do Senado elegeu nesta terça-feira Fernando Collor (PTB) como presidente e Sérgio Petecão (PSD) como vice. O resultado era esperado, porque havia acordo em torno dos nomes dos dois senadores.

A comissão é responsável por sabatinar e aprovar os nomes dos indicados para diretorias e presidências de agências reguladoras. Ela é considerada a terceira comissão mais importante do Senado, depois das de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos.

Fernando Collor presidiu a Comissão de Infraestrutura pela primeira vez em 2007 e 2008, quando tratou do marco regulatório do pré-sal, que estava tramitando no Congresso. Entre 2011 e 2012, o senador presidiu a Comissão de Relações Exteriores.


#Collor, #presidentecomissãoinfraestrutura, #comissãodeinfraestrutura, #senado.

Câmara aprova fim dos 14º e 15º salários

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/brasil/noticia/?id=100000578363


           O benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos)

O Plenário aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 569/12, do Senado, que acaba com a ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano. Essa ajuda é conhecida como 14º e 15º salários.

O benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos).

Durante a votação, o painel eletrônico registrou a presença de 476 deputados.

A matéria vai a promulgação. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, agradeceu o apoio dos deputados. “Parabéns a este Plenário, que resgata a altivez dessa Casa”, afirmou.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fora Renan - As assinaturas estão surtindo efeito!

Recebi em e-mail pessoal da equipe Avaaz.org e achei importante divulgar no blog. Está nas nossas mãos! Juntos somos mais fortes!

Caros amigos do Brasil,

Quando o Senado abriu suas portas na semana passada eles foram recebidos por um banner enorme com uma mensagem clara: 1,6 milhão dizem “Fora Renan!” Em seguida, surpreendemos o Senado ao entregar a nossa petição diretamente aos senadores de cinco partidos diferentes na frente de inúmeras câmeras de TV. Nós nos tornamos o pior pesadelo de Renan, e agora estamos levando este movimento para a próxima fase...


Entrega no Senado
Nas últimas três semanas, a nossa petição se tornou provavelmente a petição com maior crescimento no Brasil, e, em apenas alguns dias, enviamos 164.000 mensagens diretamente para as caixas de entrada de emails dos senadores. Quando mostramos a petição ao senador Cristovam Buarque, ele disse: "O Senado não tem o direito de virar as costas para essa questão", e o senador Pedro Simon disse, "Nós só vamos moralizar o Congresso dessa maneira, com vocês, as pessoas, tomando uma posição. Isso vai crescer, e juntos faremos as mudanças que precisamos!". A campanha esteve em toda a imprensa e foi destaque nas revistas semanais mais influentes fora do país.

Nossas vozes abalaram Brasília – deixamos claro que os brasileiros não aguentam mais nem corrupção nem Renan. Agora, alguns senadores estão começando a reagir e outros estão se amendrontando, e se aumentarmos a pressão, juntos podemos levá-los a abandonar Renan, e vencer.

Aqui está o que podemos fazer juntos:
    Bandeira da Avaaz
  • Pressionar cada senador a abandonar Renan, pois ele é uma ameaça à nossa democracia. Mais da metade dos nossos senadores não votaram em Renan ou estão com medo de admitir que votaram. Se todos nós escrevermos e ligarmos para nossos senadores exigindo ação, vamos dar a eles um mandato da opinião pública impossível de ser ignorado para bloquear este sujeito sob suspeitas. Se pudermos conseguir um senador, depois dois, depois 10, depois 30 senadores nos prometendo obstruir as negociações do Senado até que Renan renuncie, nós venceremos. Foi isso que aconteceu em 2007, e agora temos um movimento popular muito mais forte para pressioná-los.

  • Mostrar aos senadores que a maioria dos brasileiros quer Renan fora. 1,6 milhão de nós – o dobro do número de pessoas que o elegeram – já pediram que Renan deixe o poder. Mas se fizermos uma pesquisa de opinião e pudermos mostrar que a esmagadora maioria dos brasileiros quer Renan fora, os senadores, que concorrerão às eleições do ano que vem, vão se sentir ainda mais pressionados para responder a demanda popular.

  • Apelar ao Supremo Tribunal Federal para acelerar o caso Renan. Já existe um processo contra Renan no STF e a Ordem dos Advogados do Brasil está prestes a apresentar um caso desafiando o voto secreto que o elegeu presidente como inconstitucional, e pedindo a anulação dessa eleição. Nós não podemos interferir nas suas deliberações, mas podemos exigir que sendo estes casos de importância nacional eles devem ser analisados rapidamente e não podem ser esquecidos em um lamaçal de desculpas e atrasos.
Estas são as três táticas para levar nossa campanha para a próxima fase, mas agora somos uma sólida comunidade de 3 milhões de pessoas no Brasil e se todos nós compartilharmos nossas melhores idéias, poderemos construir uma estratégia política bombástica para vencer. Clique para postar suas melhores sugestões e ver as ideias dos outros para nos livrarmos de Renan e limpar o Congresso:

http://www.avaaz.org/po/renan_report_back_and_survey/?buhiheb&v=22371

Renan representa tudo de pior do antigo estilo brasileiro de política suja e ele vai lutar para se agarrar ao poder. Os desafios poderão vir intensamente, e nossa comunidade já tem respondido retumbantemente contra os ataques a este movimento, comentário por comentário. Mas para vencer nós vamos ter que continuar a mostrar mais e mais/marcando presença até que os nossos políticos percebam que esse novo movimento popular não vai recuar até que Renan esteja fora.

Há apenas três semanas o Senado pensava que poderia escapar com o voto secreto, apesar das acusações de corrupção devastadoras contra o Renan. Eles quiseram nos fazer de palhaços. Agora, este é um confronto para defender nossa democracia. O sentimento anti-Renan está galvanizando todo o páis e se ficarmos juntos podemos nos livrar de Renan e transformar o país. Clique para participar do grande bate-papo de sugestões de ideias do “Fora Renan” e junte-se a este movimento por mudança.

http://www.avaaz.org/po/renan_report_back_and_survey/?buhiheb&v=22371

Eles vão nos dizer que é impossível, mas podemos vencer. O poder popular venceu no passado com a Ficha Limpa, apesar de por muito tempo as pessoas terem dito que a lei não seria aprovada. Agora vamos limpar de fato a política de cima pra baixo e tirar a mácula do Renan da nossa democracia.

Com esperança,

Pedro, Alex, Carol, Diego, Paul, Alice e toda a equipe da Avaaz

PS. Nossa incrível petição de 1.6 milhao de pessoas começada pelo Emiliano, um jovem de 26 anos de Ribeirão Preto. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode criar uma campanha para aproveitar o poder da nossa comunidade -- clique abaixo para ver o quão fácil é começar sua própria petição na comunidade da Avaaz: http://avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?22371

PPS: Emiliano, que começou essa enorme petição no Petições da Comunidade, convida você a se juntar ao grupo do Facebook EuQueroORenanFora

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

 Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml

Só para relembrarmos esta triste colocação

Falta valorização dos professores, melhoria nas escolas, cultura de boa educação.

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.
A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.


Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.
Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.

Ranking Pearson-EIU

  1. Finlândia
  2. Coreia do Sul
  3. Hong Kong
  4. Japão
  5. Cingapura
  6. Grã-Bretanha
  7. Holanda
  8. Nova Zelândia
  9. Suíça
  10. Canadá
  11. Irlanda
  12. Dinamarca
  13. Austrália
  14. Polônia
  15. Alemanha
  16. Bélgica
  17. Estados Unidos
  18. Hungria
  19. Eslováquia
  20. Rússia
  21. Suécia
  22. República Tcheca
  23. Áustria
  24. Itália
  25. França
  26. Noruega
  27. Portugal
  28. Espanha
  29. Israel
  30. Bulgária
  31. Grécia
  32. Romênia
  33. Chile
  34. Turquia
  35. Argentina
  36. Colômbia
  37. Tailândia
  38. México
  39. Brasil
  40. Indonésia
Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação.
Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados.
Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber.
"A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa [sistema de avaliação europeu] do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos".
No ranking da EIU-Person, por exemplo, os alemães figuram em 15º lugar. Em comparação, a Grã-Bretanha fica em 6º, seguida da Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Polônia.

Salário mínimo X Auxílio Reclusão - É justo um presidiário receber mais que um trabalhador?

Fontes:  http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
             http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/salario_minimo.htm 
http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/10209663/art-7-inc-iv-da-constituicao-federal-de-88
O Salário Mínimo, segundo a Constituição de 1988 :

Constituição Federal de 1988

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
Auxílio-reclusão
O auxílio-reclusão é um benefício devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, durante o período em que estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto. Não cabe concessão de auxílio-reclusão aos dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto.

Para a concessão do benefício, é necessário o cumprimento dos seguintes requisitos:

- o segurado que tiver sido preso não poderá estar recebendo salário da empresa na qual trabalhava, nem estar em gozo de auxílio-doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço;
- a reclusão deverá ter ocorrido no prazo de manutenção da qualidade de segurado;
- o último salário-de-contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições), tomado em seu valor mensal, deverá ser igual ou inferior aos seguintes valores, independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas, considerando-se o mês a que se refere:

PERÍODO SALÁRIO-DE-CONTRIBUIÇÃO TOMADO EM SEU VALOR MENSAL
A partir de 1º/01/2013 R$ 971,78 – Portaria nº 15, de 10/01/2013
A partir de 1º/01/2012 R$ 915,05 – Portaria nº 02, de 06/01/2012
A partir de 15/07/2011 R$ 862,60 – Portaria nº 407, de 14/07/2011
A partir de 1º/01/2011 R$ 862,11 – Portaria nº 568, de 31/12/2010
A partir de 1º/01/2010 R$ 810,18 – Portaria nº 333, de 29/06/2010
A partir de 1º/01/2010 R$ 798,30 – Portaria nº 350, de 30/12/2009
De 1º/2/2009 a 31/12/2009 R$ 752,12 – Portaria nº 48, de 12/2/2009
De 1º/3/2008 a 31/1/2009 R$ 710,08 – Portaria nº 77, de 11/3/2008
De 1º/4/2007 a 29/2/2008 R$ 676,27 - Portaria nº 142, de 11/4/2007
De 1º/4/2006 a 31/3/2007 R$ 654,61 - Portaria nº 119, de 18/4/2006
De 1º/5/2005 a 31/3/2006 R$ 623,44 - Portaria nº 822, de 11/5/2005
De 1º/5/2004 a 30/4/2005 R$ 586,19 - Portaria nº 479, de 7/5/2004
De 1º/6/2003 a 31/4/2004 R$ 560,81 - Portaria nº 727, de 30/5/2003





TABELA DOS VALORES NOMINAIS DO SALÁRIO MÍNIMO

VIGÊNCIA
VALOR MENSAL
NORMA LEGAL
D.O.U.
01.01.2013
R$     678,00
26.12.2012
01.01.2012
R$     622,00
26.12.2011
01.03.2011
R$     545,00
28.02.2011
01.01.2011
R$     540,00
31.12.2010
01.01.2010
R$     510,00
16.06.2010
01.02.2009
R$     465,00
29.05.2009
01.03.2008
R$     415,00
20.06.2008
01.04.2007
R$     380,00
29.06.2007
01.04.2006
R$     350,00
MP 288/2006
31.03.2006
01.05.2005
R$     300,00
Lei 11.164/2005
22.04.2005
01.05.2004
R$     260,00
MP 182/2004
30.04.2004

Não entendo porque o salário mínimo não é igual ao valor do auxílio-reclusão!

Brasil, um país de todos? Será?

Divulguem! O povo tem que saber!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Impostômetro - Para onde está indo todo este dinheiro?



Mais de 251 bilhões de reais, saúde, educação, segurança, transporte, para onde está indo todo este dinheiro?


Fonte: http://www.impostometro.com.br/

Um informativo: este é o valor que foi arrecadado de impostos de 01/01/2013 até a data de hoje 25/02/2013.

E não para por aí. A Receita Federal já liberou o programa para o preenchimento do Imposto de Renda:
http://economia.terra.com.br/imposto-de-renda/receita-federal-libera-programa-para-preenchimento-do-ir,b76844f61f01d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Está faltando o Governo também fazer a parte dele. Nós cidadãos pagamos impostos demais e não temos o mínimo necessário para viver com dignidade neste país.