Fonte: http://www.band.uol.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000578382
RJ: tarifa do transporte público aumenta
O metrô e as balsas no Rio de Janeiro vão ter um aumento da tarifa a partir de abril. O serviço, no entanto, continua precário: superlotação, lentidão e sujeira são as principais queixas entre os usuários de transporte público na região metropolitana. Ontem, uma nova queda de energia nas linhas de trem causou pânico entre passageiros.O retrato do transporte público da cidade que vai sediar a Copa das Confederações em poucos meses não é nada bom. Ontem à noite, um trem que partiu do centro do Rio para Gramacho, na Baixada Fluminense, teve a viagem interrompida a 800 m da plataforma.
Além disso, os passageiros denunciaram superlotação, atrasos e a falta de atenção da Supervia, a operadora das linhas. Em nota, a empresa culpou a chuva e garantiu que os agentes ajudaram os passageiros a descer do trem.
Mas cenas de descaso com o transporte público, exibidas no Jornal da Band há quase dois anos, se repetem mensalmente e independentemente da meteorologia.
A decisão do reajuste das tarifas do metrô e das barcas a partir de abril deixa uma dúvida para os usuários - se o serviço vai, de fato, melhorar.
A lentidão denunciada pelos usuários das barcas inspirou o cálculo de um pesquisador. Ele constatou que as caravelas da época de Pedro Álvares Cabral seriam 20% mais rápidas que as barcas que circulam hoje, 500 anos depois.