Documento será enviado ao prefeito Pannunzio e ao Ministério Público.
Após cinco meses, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras Paradas em Sorocaba (SP) concluiu seus trabalhos e aprovou nesta quinta-feira (19) o relatório apresentado pelo vereador Marinho Marte (PPS), que aponta o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB) como principal responsável pelos atrasos e paralisações em 48 obras públicas.
Falhas e irregularidades foram encontradas em obras da prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). De acordo com o texto, os principais problemas foram erros nos contratos e licitações e falta de controle pelas secretarias municipais.
O relator ainda sugeriu que houve uso eleitoral no lançamento de algumas obras – Lippi apoiou o atual prefeito, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB). “Houve um desespero e foram usados recursos públicos para ajudar a eleger o sucessor”, disse Marinho Marte.
O presidente da CPI, José Caldini Crespo (DEM), disse que o relatório será encaminhado a Pannunzio, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado. “Foram verificados problemas gravíssimos, provavelmente criminosos”, explicou. O texto será apresentado ao plenário da Câmara na próxima quinta-feira (26).
Lippi esteve entre os 32 ouvidos durante a investigação, assim como secretários e ex-secretários, além de representantes do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que financiaram algumas das obras. O ex-prefeito não foi encontrado pela reportagem para comentar o relatório, e a Secretaria de Governo e Relações Institucionais disse que a prefeitura ainda não havia sido comunicada sobre o teor do relatório.
#AntônioCarlosPannunzio, #VitorLippi, #Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário