sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cabral volta a usar helicóptero oficial com a família nos fins de semana

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/12/10/cabral-volta-a-usar-helicoptero-oficial-para-ir-a-mangaratiba-rj-nos-fins-de-semana.htm


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), voltou a utilizar o helicóptero oficial do Estado para se deslocar entre a capital fluminense e o município de Mangaratiba, na região da Costa Verde, onde ele possui uma casa de veraneio em um luxuoso condomínio.
O governador havia parado de se deslocar com a família desde a discussão em torno de suas viagens com o helicóptero oficial do Estado, reveladas em uma reportagem da revista "Veja", em julho deste ano. Pressionado, o chefe do Executivo estabeleceu regras para o uso de aeronaves por meio do decreto 44.310, publicado no Diário Oficial no dia 5 de agosto.
De acordo com os relatórios de controle de aeronaves da Secretaria Estadual da Casa Civil, Cabral viajou na companhia da mulher, Adriana Ancelmo, dos dois filhos e da babá das crianças em sete domingos consecutivos --no período entre os dias 13 de outubro e 30 de novembro. Os relatórios informam que as viagens foram justificadas por "recomendação da Sub-Secretaria Militar", departamento vinculado à Casa Civil.
Em nota, o subsecretário militar da Casa Civil, Fernando Messias, afirmou que o uso dos helicópteros do Estado "tem ocorrido de acordo com o decreto regulamentador", e disse não abrir mão do uso de aeronaves nos deslocamentos do governador e da família em função de eventuais riscos.
"O processo de enfrentamento da criminalidade no Estado do Rio nos últimos anos, que tem tido como resultado a queda de todos os índices, acarreta riscos para os seus responsáveis, em especial o governador do Estado, que é, em última análise, o comandante desse processo. A Subsecretaria Militar da Casa Civil, com base em relatórios sigilosos, não abre mão do uso de helicópteros nos deslocamentos do governador e de sua família para a sua residência, em especial levando em conta a regularidade de dias, horários e destino das viagens", informou o órgão.
Nos primeiros meses após a regulamentação, Cabral utilizou apenas uma vez o helicóptero de prefixo PR-GRJ, modelo Agusta AW109 Grand New, para fazer o trajeto Mangaratiba-Rio. A viagem ocorreu no dia 29 de setembro, domingo, às 8h28, quando ele desembarcou no heliponto da Lagoa, na zona sul da cidade, na companhia de um de seus assessores, a fim de comparecer à inauguração da Cidade da Polícia.
Uma semana após, no dia 6 de outubro, domingo, às 8h25, Cabral viajou novamente na companhia de um assessor para acompanhar a ocupação policial no Complexo do Lins, na zona norte da capital fluminense, que mais tarde receberia uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).
Do dia 11 de outubro em diante, o peemedebista utilizou a aeronave em todos os fins de semana para ir a Mangaratiba, sempre viajando sozinho na ida e regressando com a família aos domingos.
No dia 14 de novembro, quinta-feira, véspera do feriado da Proclamação da República, Cabral viajou sozinho do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul do Rio, para Mangaratiba, às 18h35. Três dias depois, no domingo, ele retornou com a família, às 16, desembarcando no heliponto da Lagoa. O mesmo ocorreu no fim de semana seguinte, entre os dias 22 (sexta) e 24 de novembro (domingo).
Já no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 9h45, Cabral utilizou a aeronave PR-GRJ para se dirigir ao trabalho. Ele embarcou do heliponto da Lagoa em direção ao Palácio Guanabara, com a justifica de que estava indo para uma reunião.
#Mangaratiba, #SérgioCabral, #helicóptero

Nenhum comentário:

Postar um comentário