terça-feira, 8 de abril de 2014

Questão no DF sobre hit funk chama Popozuda de 'grande pensadora'

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/04/questao-no-df-sobre-hit-funk-chama-popozuda-de-grande-pensadora.html

Um professor de filosofia da rede pública do Distrito Federal provocou polêmica depois de citar a funkeira Valesca Popozuda como "grande pensadora contemporânea" em uma prova aplicada a alunos do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga. Por telefone, a Secretaria de Educação reconheceu que a questão foi elaborada pelo docente Antônio Kubitschek, mas disse que não vai se posicionar oficialmente a respeito.

Questão em prova aplicada a alunos de escola da rede pública do DF que faz referência à funkeira Valesca Popopuza (Foto: Reprodução)

No enunciado número 11 da prova, o professor pede que os estudantes completem o trecho "se bater de frente", do hit "Beijinho no ombro" . A resposta correta é a letra A, que traz "é só tiro, porrada e bomba". O homem dá aulas para as turmas de 2° e 3º anos.
Em redes sociais, o professor foi duramente criticado e ironizado pela questão. Mas o professor defendeu a inclusão da questão na provae comentou as postagens que a funkeira fez em redes sociais sobre o assunto. "Acho que a Valesca foi muito feliz ao levantar as críticas contra o preconceito em relação ao funk e à ela, assim como quanto aos problemas dos professores".
A prova de múltipla escolha com 12 questões foi aplicada aos alunos do 3º ano na última sexta-feira. O tema da prova a “Construção dos valores e moral da sociedade”. A prova foi feita por 360 alunos.
O professor disse que o tema foi discutido com os alunos. "Partiu da discussão de sala de aula. Como se constrói um valor da sociedade?", indagou. Ele disse que já esperava que a questão fosse render reportagens e afirmou que gostaria de ver em que situações os jornalistas vão à escola.
"As discussões foram válidas. O objetivo não era se a Valesca era ou não uma grande pensadora. De acordo com alguns pensadores franceses, todo aquele que consegue produzir um conceito é um pensador. Dentro disso, sim, ela é."
O professor Antônio Kubitschek em sala do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga (Foto: Raquel Morais/G1)
Ele também afirmou que o objetivo foi mesmo provocar. "Se trouxesse Chico Buarque, a prova seria considerada mais intelectual do que provocativa. É preciso criar essa proximidade com os alunos."
Para a aluna do 3º ano Brenna Sanna, de 18 anos, a repercussão negativa em torno da questão é "sem sentido". Ela afirma concordar com a inclusão da música na avaliação.
"Antigamente era mais rígido [o processo de elaboração das provas], mas agora tem uma abertura para o que é a cultura popular. Não acho errado. O professor colocou algo que tinha a ver com o contexto da prova e a socieda está vivendo", declarou.
'Bobagem'
Em um post feito em sua página oficial no Facebook, Valesca diz acreditar que a polêmica ocorreu por terem chamado uma funkeira de "pensadora contemporânea" e diz achar a situação "uma bobagem".

"[O que] me espanta mesmo é todo mundo se preocupar com uma única questão da prova sem analisar os termos por trás disso tudo. E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia? E se o professor quis apenas distrair a turma e fez a questão apenas pra brincar?", declarou.
Valesca disse ainda que as pessoas deveriam na verdade protestar contra as condições de trabalho dos professores e pela falta de equipamentos e merendas nas escolas.
"Parabéns ao corajoso professor que, mesmo não ganhando muito bem, é batalhador e corajoso demais pra chegar em casa e elaborar uma questão de uma prova colocando um dito popular do momento e sambando na cara de todo mundo que está a julgando por isso!".
A funkeira também afirmou se sentir homenageada. "Mas isso eu vou ter que recusar, porque é um título [de grande pensadora contemporânea] muito forte e eu ainda não me sinto pronta pra isso", riu. "Prometo que vou trabalhar isso. [...] Vou ali ler um Machado de Assis e ir treinando pra quem sabe um dia conseguir ser uma pensadora de elite!".
Patronesse
Formandos do curso de curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense resolveram quebrar a tradição da faculdade e elegeram a funkeira Valesca Popozuda como patronesse. A cantora deu o nome à turma de sete alunos que concluiu curso no final de 2012. 

Foi a primeira vez que o patrono de uma turma do curso não foi alguém do meio acadêmico. Em anos anteriores, personalidades como o antropólogo espanhol-colombiano Jesús Martín-Barbero e o professor de direito Milton Santos foram escolhidas como patrono. A decisão dos estudantes da turma atual de formandos surpreendeu até a homenageada.
“Eu me senti honrada! Cheguei a perguntar ao meu empresário se não era trote”, disse Valesca na época. “Foi uma surpresa enorme, fiquei muito feliz.”
#Walescapopozuda, #DF, #beijinhonoombro, #funk

segunda-feira, 7 de abril de 2014

SBT cede a pressão e afasta Rachel Sheherazade do ar

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2014/04/05/sbt-cede-a-pressao-e-afasta-rachel-sheherazade-do-ar.htm


Pressionado por comissões parlamentares e pela ameaça de perder mais de R$ 150 milhões em verbas publicitárias governamentais, o SBT decidiu retirar --ao menos temporariamente-- a âncora e comentarista Rachel Sheherazade do ar.
A desculpa oficial da emissora é de que a jornalista está em férias, mas isso não é verdade. Sheherazade já havia tirado suas férias em janeiro, quando viajou a Paris.
O SBT também está sob investigação pela Procuradoria Geral da República, por suposta apologia ao crime.
Rachel ficou na berlinda em fevereiro, quando justificou a ação de uma milícia no Rio que acorrentou um suposto infrator a um poste. Embora boa parte dos comentários tenham sido favoráveis à jornalista, a opinião caiu pessimamente entre grupos de direitos humanos.
Oficialmente, o SBT afirma que ela voltará ao trabalho no próximo dia 14 de abril. No entanto, no final de março, a própria jornalista comentou que seus dias na TV "estão contados".


#SBT, # RachelSheherazade

Pelé vê morte de operário como 'normal' e se preocupa mais com aeroportos para Copa: 'Está o caos'

Fonte: http://esportes.br.msn.com/copa-2014/noticias/pel%C3%A9-v%C3%AA-morte-de-oper%C3%A1rio-como-normal-e-se-preocupa-mais-com-aeroportos-para-copa-est%C3%A1-o-caos

A morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, que caiu enquanto montava a arquibancada da Arena Corinthians e morreu, não deixou Pelé muito comovido. Na opinião do "Rei do Futebol", acidentes como esse na construção dos estádios são "normais". A maior preocupação para a Copa do Mundo, segundo o craque, são os aeroportos, testados e não aprovados por ele.
"Isso (acidente na Arena Corinthians) é normal, são coisas da vida. Foi um acidente, coisa normal, nada que assuste", disse Pelé, nesta segunda-feira, durante lançamento de sua linha personalizada de diamantes, em São Paulo.
Pelé durante coletiva em Paris (© Getty)
"Mas a maneira como está sendo administrado o aeroporto e o turista no Brasil é o que mais está me preocupando. É uma pena, pois deveríamos aproveitar a Copa para fazer campanha de turismo, mostrar nossa boa orgnização. Acabei de voltar de uma viagem e o aeroporto estava o caos, isso faltando dois meses para a Copa! Essa é a minha preocupação: que a gente estrague essa oportunidade", completou.
Para Pelé, o Brasil teve tempo mais do que suficente para se preparar para o Mundial, mas acabou se perdendo no meio do caminho na organização. O país foi eleito a sete anos como sede da Copa, mas, há pouco mais de dois meses para o início do evento, ainda tem uma série de obras inacabadas.
"A preocupação é que o Brasil, o país do futebol, não mostre uma boa organização para a Copa, que foi um evento determinado ao país há muitos anos atras. Eu mesmo estava no sorteio! Não era pra estar essa preocupação toda. Isso nos deixa muito chateados", disparou.

#Pelé, #Copa, #ArenaCorinthians, #FábioHamiltondaCruz

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Brasil é o pior em retorno de imposto à população, aponta estudo

Fonte: http://www.fabiocampana.com.br/2014/04/brasil-e-o-pior-em-retorno-de-imposto-a-populacao-aponta-estudo/

Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população.
A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.
Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade.
Para medir esse retorno, o instituto criou em 2009 o Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade). No Brasil, ele é de 135,34 pontos; nos EUA, 165,78.
O indicador de retorno é resultado da soma de dois outros parâmetros usados pelo IBPT: a carga tributária em relação ao PIB (soma das riquezas de um país), com ponderação de 15% na composição do índice, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado com base em dados sobre educação, renda e saúde e que serve para medir o grau de desenvolvimento econômico. Esse indicador tem peso de 85% na composição do Irbes.
Para a carga tributária, o estudo considera as informações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Os dados de IDH usados são da ONU (Organização das Nações Unidas). Ambos são de 2012, último dado disponível.
No Brasil, a carga fiscal em 2012 foi de 36,27%, segundo mostra o levantamento do instituto, que atua no setor.
FISCO
A Receita Federal informou que não comentaria o assunto. Para o Fisco, a carga tributária do Brasil em 2012 foi de 35,85%. O resultado de 2013 ainda não foi divulgado.
Os percentuais do IBPT e da Receita são diferentes porque o instituto considera no cálculo os valores pagos com multas, juros e correção, contribuições e custas judiciais.
Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o estudo reforça e mostra a necessidade de cobrar dos governos de todas as esferas -federal, estadual e municipal- a melhor aplicação dos recursos pagos pelos contribuintes.
“Os brasileiros foram às ruas recentemente em protestos em que as faixas também mostravam a insatisfação com a elevada carga tributária e o pouco retorno em qualidade de vida”, diz.
RANKING
Na edição anterior do levantamento, o Japão ocupava a quarta posição. Neste ano, passou para sexta. Já a Bélgica estava em 25º lugar e passou para a 8ª colocação.
#Brasil, #IBPT

Brasil fica em 46° lugar em novo índice que mede a qualidade de vida

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/04/brasil-fica-em-46-lugar-em-novo-indice-que-mede-qualidade-de-vida.html

O Brasil ficou em 46° lugar entre 132 países em um ranking que mediu o Índice de Progresso Social (IPS) – um novo indicador global que avalia mais de 50 parâmetros que compõem a qualidade de vida dos cidadãos, como saúde, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e à educação, saneamento básico, sustentabilidade e tolerância a diferenças. O Brasil somou 69,97 pontos na média geral, em uma escala de 0 a 100 pontos.
A Nova Zelândia aparece em primeiro lugar, com 88,24 pontos, seguida por Suíça, Islândia, Holanda, Noruega e Suécia. Dos dez primeiros colocados, sete são da Europa – os outros dois são Canadá e Austrália. O último colocado foi o Chade, país da África, com 32,60 pontos.
Segundo esse novo índice, o Brasil ficou mais bem colocado que outras nações com Produto Interno Bruto (PIB) semelhante. O país foi também o primeiro entre os Brics – grupo de potências emergentes da economia global, formado por Brasil, Rússia (80° lugar), Índia (102°), China (90°) e África do Sul (69°).
O país se saiu melhor especialmente nos itens "liberdade e escolha pessoal" (foi o 27° no mundo), "tolerância e respeito" (33°) e "acesso ao conhecimento básico" (38°). Já no parâmetro "segurança pessoal", o Brasil ficou na 122ª colocação e, em "acesso à educação", na 76ª – desempenho baixo em comparação a países com PIB per capita (por pessoa) parecido.
América Latina
Segundo o relatório divulgado junto com o IPS, a maioria dos países da América Latina e do Caribe excedeu as expectativas e se saiu melhor que o esperado, levando em conta sua força econômica.

O Brasil foi o sexto colocado entre os latino-americanos. O país mais bem-sucedido da região foi a Costa Rica, que apareceu em 25° lugar. Em seguida, vieram Uruguai (26°), Chile (30°), Panamá (38°) e Argentina (42°).
Segundo o índice, a América Latina e o Caribe se saíram bem em parâmetros como "nutrição e cuidados médicos basicos" e "acesso ao conhecimento básico", que mede a porcentagem de adultos alfabetizados e crianças na escola. Já os itens "segurança pessoal" e "acesso à educação superior" foram considerados falhos na região.
Crescimento x progresso social
A ideia do IPS é avaliar "se um país pode satisfazer as necessidades básicas de seu povo" e se tem "infraestrutura e capacidade para permitir que seus cidadãos possam melhorar a qualidade de suas vidas e alcançar seu pleno potencial".

"O índice mostra que o crescimento econômico não leva automaticamente ao progresso social", afirma Michael Green, diretor-executivo da organização sem fins lucrativos Social Progress Imperative, que publica o índice. "Se queremos enfrentar problemas como a pobreza e a desigualdade, o índice mostra que medir o crescimento econômico por si só não é suficiente", completa.
Algumas das maiores economias do mundo não se saíram tão bem no ranking, como a Alemanha (12° lugar), o Reino Unido (13°), o Japão (14°), os Estados Unidos (16°) e a França (20°). Todos eles, exceto a Alemanha, tiveram baixa pontuação no quesito "sustentabilidade ambiental".
Em relação aos Brics, os baixos resultados obtidos por Rússia, China e Índia mostram que o rápido crescimento econômico desses países ainda não está sendo convertido em uma vida melhor para seus cidadãos, destacou Green.
Outro indicador que mede a qualidade de vida dos países é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2012, o Brasil ficou em 85° lugar entre 187 países.
Índice IPS vale este (Foto: Arte/G1)
Índice IPS 2 (Foto: Arte/G1)
#Brasil, #IPS

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Com irregularidades, Itaquerão pode ser interditado até durante a Copa

Fonte: https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/irregularidades-itaquer%C3%A3o-pode-ser-interditado-144840280--sow.html

Próxima de ser oficialmente inaugurada, a Arena Corinthians pode não ter condições de receber sua capacidade máxima durante a Copa do Mundo de 2014. Isto porque, nesta quinta-feira, o Ministério Público do Estado de São Paulo divulgou uma nota em seu site oficial na qual aponta a existência de irregularidades no local, e ameaça pedir a interdição do Itaquerão até durante a Copa do Mundo.

De acordo com a notificação, após averiguação realizada pelo Corpo de Bombeiros, foram identificadas pendências.

De acordo com a notificação, após averiguação realizada pelo Corpo de Bombeiros, foram identificadas algumas pendências no único estádio paulista a receber jogos do Mundial. Assim, segundo o comunicado, "a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo se reunirá na próxima semana com os dirigentes do Corinthians e da construtora responsável pela obra, juntamente com representantes da corporação, para tornar efetivas as medidas exigidas pelo Corpo de Bombeiros".

A nota ainda informa que "a Promotoria, em caso de descumprimento ou cumprimento parcial dessas exigências, não descarta a adoção de medidas visando à interdição parcial da arena, mesmo durante a realização da Copa do Mundo. Nessa hipótese, eventuais prejuízos causados aos adquirentes de ingressos, que poderão ser privados do direito de assistir aos respectivos jogos, deverão ser objeto de ações judiciais em face dos organizadores do evento e dos responsáveis pela construção da arena".
Esta notificação é feita um dia depois de o Corpo de Bombeiros informar que os responsáveis pelas obras da Arena Corinthians ainda não entregaram laudos de segurança do estádio. As principais irregularidades estão no funcionamento das saídas de emergência. Se, de fato, o estádio for parcialmente interditado, não terá a capacidade de abrigar as 68 mil pessoas previstas para jogos da Copa do Mundo.
Confira a lista de irregularidades da Arena Corinthians:
1. PROCEDIMENTOS 
1.1. Legado (Estádio Itaquera) 
1.1.1. Apresentar o Projeto de Proteção contra Incêndio para reanálise; 
1.1.2. Após a aprovação do Projeto, deve-se apresentar requerimento para análise em CTAA (Comissão Técnica de Autorização para Adequação), devendo propor medidas de proteção compensatórias para atender a outras medidas não executadas; 
1.2. Evento temporário Copa do Mundo 
1.2.1. Após a aprovação da CTAA, deve-se apresentar o Projeto Temporário do Evento Copa do Mundo. 
SUGESTÃO: elaborar todos os procedimentos (Projeto Técnico, CTAA e Projeto Temporário) simultaneamente, para protocolar assim que o procedimento anterior for aprovado. 
2. PROJETO TÉCNICO LEGADO (MEDIDAS DE PROTEÇÃO) 
2.1. Apresentar Estudo de Fluxo de Pessoas (memorial de cálculo de lotação, saídas de emergência e tempo de percurso); 
3. ALA LESTE 
3.1. Comprovação de que o local possui área de ventilação efetiva mínima de 1/3; 
3.2. Os materiais de acabamento e revestimento dos pisos, paredes e tetos deverão ser de, no máximo, classe II-A, conforme Instrução Técnica 10/2011; 
3.3. Deverão ser instalados sistema de detecção de incêndio e sistema de chuveiros automáticos em toda a área e compartimentação nas áreas de lojas, lanchonetes e similares, em relação ao corredor de circulação, bem como exaustão destes ambientes, conforme Instrução Técnica 15/2011; 
4. ALA OESTE 
4.1. O pavimento térreo da saída da arquibancada deverá possuir as mesmas exigências requeridas na ala Leste; 
4.2. O piso de descarga da área de camarotes deverá ser compartimentado em relação aos demais pisos inferiores; 
4.3. Deverá ser previsto sistema de controle de fumaça em todos os átrios, corredores de circulação e em todas as áreas ocupadas, inclusive as que possuam área inferior a 300 m²; 
4.4. Os materiais de acabamento e revestimento dos pisos, paredes e tetos deverão ser de, no máximo, classe II-A, conforme Instrução Técnica 10/2011; 
4.5. Deverão ser previstos sistemas de detecção de incêndio, chuveiros automáticos e compartimentação das áreas de lojas, lanchonetes, restaurantes, salões de conferência e similares, em relação aos corredores de circulação.

#Itaquerão, #ArenaCorinthians

Justiça autoriza João Paulo Cunha a trabalhar em escritório por R$ 1,5 mil

Fonte: http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/04/justica-autoriza-joao-paulo-cunha-trabalhar-em-escritorio-por-r-15-mil.html

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal autorizou o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do processo do mensalão por corrupção e peculato, a trabalhar como auxiliar jurídico de escritório de advocacia de Brasília para ganhar R$ 1,5 mil.
João Paulo Cunha, em almoço com militantes para protestar contra julgamento, dias antes da prisão (Foto: Antonio Cruz/Ag.Brasil)
Preso na Penitenciária da Papuda, João Paulo Cunha cumpre pena de 6 anos e 4 meses no semiaberto, o que lhe dá direito ao trabalho externo durante o dia. Em razão da autorização de trabalho, Cunha deverá ser transferido para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).
Pela proposta autorizada, Cunha trabalhará de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e terá "funções equivalentes àquelas realizadas por estagiário de direito", como acompanhamento processual, pesquisa de decisões e outros serviços não privativos de advogados, "mas que demandam conhecimento razoável de direito". O ex-deputado frequentou a faculdade de direito na Universidade Paulista (Unip) até o quarto ano, em Brasília.
O trabalho será desempenhado no escritório Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros Advogados Associados, em um edifício comercial de Brasília.
Em nota, o advogado Luís Alexandre Rassi informou que integrou a Comissão Especial de Reforma da Lei de Execução Penal no Senado e "já abrigou em seu escritório outro reeducando, que trabalhou com ele durante o ano de 2006".
Estudo negado
Em fevereiro, a VEP negou outro pedido de João Paulo Cunha, para ser autorizado a deixar o presídio durante parte do dia para concluir o curso de direito.

Em seu despacho, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, ressaltou que a autorização de saída para estudar está dentro das possibilidades previstas na Lei de Execução Penal somente para os condenados que têm autorização para saídas temporárias, como visitas à família.

Ao contrário do trabalho externo, que pode ser requerido logo após a prisão, saídas externas só podem ser concedidas após o cumprimento de um sexto da pena.
#JoãoPauloCunha, #mensalão, #Papuda

Viagens de ministros do STJ e respectivas esposas ao exterior são investigadas

Fonte: http://www.tribunadodireito.com.br/noticias-detalhes.php?codNoticia=10543&q=Viagens+de+ministros+do+STJ+e+respectivas+esposas+ao+exterior+s%E3o+investigadas

O corregedor nacional de Justiça interino, Gilberto Martins, determinou a abertura de um processo investigativo para apurar denúncias de viagens ao exterior feitas por ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e respectivas mulheres, com o propósito de representar o presidente da corte, Felix Fischer, em eventos oficiais fora do Brasil. Além das passagens pagas em primeira classe, o STJ também desembolsou diárias para ministros e cônjuges, de acordo com as denúncias encaminhadas à Corregedoria Nacional de Justiça.
Martins, que também é conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), explicou que um conjunto de documentos entregues à Corregedoria demonstra que houve número elevado, ainda em apuração, de viagens ao exterior realizadas por ministros do STJ e suas mulheres. Viagens internacionais também foram feitas em nome de Felix Fischer pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), órgão do Judiciário também presidido pelo presidente do STJ.
A identidade do denunciante que entregou a documentação sobre as viagens à Corregedoria foi preservada a seu pedido. Assim, a Corregedoria Nacional de Justiça tornou-se a própria autora do pedido de providências aberto para apurar os fatos envolvendo o presidente do STJ. “Causa-nos preocupação, por ora, o número elevado de viagens realizadas ao exterior às custas do erário”, manifestou o corregedor nacional interino, Gilberto Martins.
Em uma primeira apuração da Corregedoria, foram identificadas viagens para a Europa, Japão e outros países da Ásia. “Resolvemos investigar para saber o que exatamente ocorreu em relação à denúncia que nos foi apresentada”, disse. Martins informou que o problema não é novidade no Poder Judiciário e que estão sob investigação outras denúncias envolvendo viagens internacionais de magistrados de diversos tribunais brasileiros.
Na próxima terça-feira (8/4), durante a 186ª Sessão Ordinária do CNJ, Martins pretende submeter à análise do Plenário do Conselho processo que envolve a denúncia de despesas irregulares do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). No estado, foram identificados gastos com passagens e diárias para 31 juízes, 2 desembargadores e 3 servidores. O grupo viajou à Flórida, nos Estados Unidos da América, para participar de um curso de segurança pessoal. “Esse tipo de coisa está ocorrendo em vários tribunais brasileiros. Estamos investigando”, informou o corregedor interino.
#STJ, #GilbertoMartins

terça-feira, 1 de abril de 2014

Após 12 anos, Os Simpsons voltam ao Brasil para episódio repleto de corrupção e críticas à Copa

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/cultura-nerd/2014/03/apos-12-anos-os-simpsons-voltam-ao-brasil-em-episodio-repleto-de-corrupcao.shtml

Os Simpsons retornaram ao Brasil em novo episódio do desenho animado que foi ao ar na noite deste domingo (30) nos Estados Unidos. Desta vez, Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie chegam à cidade de São Paulo para participar da Copa do Mundo.
os simpsons
Homer recebeu a missão de apitar a final do Mundial entre Brasil e Alemanha. Esse convite partiu da entidade corrupta WFF (World Football Federation), cujo vice-presidente procura Homer para ser juiz na Copa por não confiar nos árbitros da federação. 
Homer sofre várias tentativas de suborno no episódio, como por exemplo, um mafioso que oferece 1 milhão para o pai de Bart garantir a vitória do Brasil contra a Alemanha. Homer não aceita a oferta e a seleção brasileira acaba perdendo para os alemães por 2 a 0 na grande final.
A partida acontece no estádio Itaquerão, com cartazes que lembraram as manifestações realizadas na Copa das Confederações, em 2013. “Bem-vindos ao Brasil! Arruaceiros, por favor tulmutuem o Paraguai”, dizia uma das placas. 
A grande estrela do time brasileiro se chama El Divo, apelidado pelos narradores da partida como "o grande mestre das cavadas". Uma suposta homenagem ao craque Neymar, famoso por cair demais nos jogos do Brasil e Barcelona. 
Além de referências à corrupção e a jogadores cai-cai, a família de Homer jantou em um restaurante com uma grande figueira no meio, remetendo ao Figueira Rubaiyat, localizado na região dos Jardins, em São Paulo. Marge usa um tablet com tradutor para fazer o pedido em português, enquanto Homer saboreia o tradicional churrasco 'made in Brazil'. Ao observar a vista da cidade com direito a pontos turísticos, como Ponte Estaiada e a Catedral da Sé, Homer diz: "Ah, Brasil. Eu não poderia ficar com medo de você para sempre. A única coisa que me impede de morar aqui é aquele peixe que entra para nadar no seu canal de fazer xixi".
Primeira visita ao Brasil – Em episódio de 2002, chamado "Feitiço de Lisa", os Simpsons vieram pela primeira vez ao país e se hospedaram no Rio de Janeiro. Eles estavam atrás de um órfão chamado Ronaldo, que era ajudado por Lisa. Neste episódio, foi mostrado que as ruas brasileiras tinham cobras e macacos. Na época, o então presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o desenho trouxe visões distorcidas do Brasil. A Fox e os produtores mais tarde se desculparam pelo programa veiculado.  
#Simpsons, Bart, Homer

Juiz condena mentores da 'máfia dos sanguessugas'

Fonte: http://www.jornaldeluzilandia.com.br/txt.php?id=29882

Quase oito após a Operação Sanguessuga, a Justiça Federal em Mato Grosso condenou os empresários Darci e Luiz Antonio Vedoin (foto) a quatro anos e quatro meses de reclusão, em regime semiaberto, por corrupção ativa e formação de quadrilha.  Acusados de serem os mentores da “máfia das ambulâncias”, ambos foram absolvidos dos supostos crimes de lavagem de dinheiro e fraudes em licitações em duas ações penais. É a primeira condenação criminal dos Vedoin. Mas o advogado afirmou à reportagem que pretende recorrer e pedir perdão judicial porque, apesar da confissão de culpa em alguns crimes, os réus colaboraram com as investigações. “Foi a maior colaboração espontânea e eficaz já feita no Brasil”, disse Valber Melo ao Congresso em Foco.
As ações em questão são os principais processos criminais movidos pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os Vedoin em decorrência da operação, realizada pela Polícia Federal (PF) em maio de 2006 para desbaratar o esquema. A fraude consistia em burlar procedimentos licitatórios realizados por prefeituras em todo o país para compra de unidades móveis de saúde, por meio de recursos oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento da União. Empresas pertencentes à família Vedoin eram usadas no esquema para vencer as disputas combinadas. Em troca, os empresários pagavam propinas a parlamentares em Brasília.
O esquema envolveu 90 congressistas – 87 deputados e três senadores – de dez partidos. Houve prejuízos de R$ 110 milhões, conforme as investigações. No Congresso, a CPI dos Sanguessugas pediu a abertura de processo contra 69 deputados e três senadores, mas ninguém foi punido. Na Justiça, há processos tramitando em todo o país, incluindo parlamentares, prefeitos, servidores e empresários.
O juiz da 7a vara federal de Mato Grosso, Paulo Sodré, determinou que cada réu pague 44 dias-multa fixada – ou seja, pelo menos R$ 15 mil, pois cada dia-multa equivale a, no mínimo, um salário mínimo da época. O advogado Valber Melo disse não ter feito ainda o cálculo do montante devido, mas adiantou que seus clientes não têm condições de pagá-lo. “Está tudo bloqueado”, disse ao site. Segundo ele, a Justiça autorizou que eles recebam renda oriunda de imóveis alugados, apesar de bloqueados. Melo não informou o valor da renda dos alugueis.
Além da pena de quatro anos, Luiz Vedoin terá que cumprir outra punição. Paulo Sodré determinou que ele cumpra pena de um ano, um mês e dez dias de detenção, considerando que ele confessou o crime de fraude em licitação, e pague multa equivalente a 3% da vantagem obtida com as concorrências fraudadas. Essa pena terá que ser cumprida no regime aberto, ou seja, na prática, com a proibição de sair do município de Cuiabá (MT) e ordem para se apresentar frequentemente à Justiça.
313 anos de cadeia
Na ações julgadas na 7a vara federal, Darci e seu filho, Luiz Antônio Vedoin, firmaram um acordo de delação premiada com o MPF em Mato Grosso e forneceram informações e documentos sobre o envolvimento de parlamentares, assessores, prefeitos e outros servidores públicos, embasando processos judiciais em todo o Brasil. O acordo não foi formalizado em documento, havendo apenas uma promessa, por parte do MPF, registrada em audiência.
Por isso, nas alegações finais, o Ministério Público chegou a ignorar o acordo e pedir condenação em todas as penas cabíveis em grau máximo e em concurso material, quando o mesmo crime é praticado várias vezes, soma-se a pena para cada vez que o crime foi cometido. Apostando na concessão de perdão judicial, por conta da delação, a defesa dos Vedoin acabou não arrolando testemunhas e nem produzindo contraprovas. Mas após reclamação da defesa, o MPF recuou e reconheceu a colaboração da dupla, sugerindo a redução da pena em um terço, mas em concurso material, o que reduziria só um pouco a punição. Se prevalecesse a pretensão dos procuradores, ainda assim Darci Vedoin ficaria 313 anos na cadeia.
Mas o juiz da 7a Vara, Paulo Sodré, acatou a tese de continuidade delitiva (quando um mesmo crime é praticado mais de uma vez como continuidade do primeiro, opta-se pela pena mais alta com aumento), defendida pelo advogado Valber Melo.  E aplicou o mecanismo da delação premiada, reduzindo a pena em dois terços. Sodré avaliou não ter prova suficiente para condenar os acusados por todas as vezes em que o crime de corrupção foi cometido, apesar das revelações feitas por ambos.
Superfaturamento sem análise
Em relação à lavagem de dinheiro, a defesa sustentou que os Vedoin entregaram as unidades móveis de saúde às prefeituras e pagaram propina a parlamentares. O magistrado concluiu então não ter havido dissimulação, omissão ou reintegração do dinheiro para configurar lavagem. Conforme as sentenças, o MPF não comprovou as fraudes em licitações. E o suposto superfaturamento na venda das ambulâncias não foi abordado nas ações.
Nas sentenças, o magistrado destacou que, apesar do aparato da PF, a operação dificilmente teria sido exitosa sem a contribuição dos empresários. As ações penais estão sob sigilo. Cabe recurso contra as decisões, cujos resumos foram publicados apenas neste mês.
Perdão e prescrição
Apesar do desfecho parcialmente favorável, a defesa informou que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). “Queremos o perdão judicial para todos os fatos, pois foi a maior colaboração espontânea e eficaz já feita no país”, disse Melo. Ainda de acordo com o advogado, Darci e Luiz já cumpriram parte das penas, pois ficaram presos cerca de 70 dias quando a operação foi deflagrada. Com esse argumento, ele vai alegar que todas as penas, se recalculadas, estão prescritas.
Valber Melo informou que se trata da primeira condenação dos Vedoin na esfera criminal. Em algumas, eles obtiveram perdão judicial. Em outras, a Justiça arquivou-as porque reconheceu a  chamada litispendência (quando a ação é idêntica à outra já ajuizada), insuficiência de provas ou prescrição dos crimes.

#sanguessugas, #TRF

Haddad eleva imposto sobre mercado imobiliário em até 173%

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/haddad-eleva-imposto-mercado-imobili%C3%A1rio-173-140700456--finance.html

SÃO PAULO - A prefeitura de São Paulo reajustou a tabela do ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis) em até 173%. Essa é a tabela de valor dos imóveis como referência para pagamento de impostos em transações imobiliárias e deve fazer com que proprietários paguem mais imposto na hora de transferir um imóvel de nome. 
Isso só deverá ocorrer quando se usa a tabela como referência, ou seja, em cerca de 20% das transações - na estimativa da prefeitura. Essa tabela, o valor venal de referência, é usada pela prefeitura para pagar o ITBI quando o valor da venda está abaixo do valor real - ou quando se recebe o imóvel de herança ou doação. 
A prefeitura não informou a média dos reajustes, mas destacou que essa tabela não é usada para o cálculo do IPTU. O aumento do valor é importante para elevar a arrecadação da prefeitura, que está com dificuldades fiscais e teve o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) barrado na justiça. 
No ano passado, a prefeitura arrecadou R$ 1,4 bilhão com o ITBI - que é 2% do valor do imóvel. De acordo com a Folha de S. Paulo, o reajuste médio deve ter sido de cerca de 48%, contra um crescimento de 23% no ano passado. No último mandato de Gilberto Kassab, o aumento foi de 48% durante os quatro anos. 
De acordo com uma análise realizada pelo jornal, a região mais impactada pelo aumento parece ter sido o extremo sul da capital paulista - com aumento de 173%. 
#ITBI, #Haddad, #SãoPaulo, #IPTU

Alunos brasileiros ficam entre os últimos em teste de solução de problemas

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/educacao/2014/04/01/alunos-brasileiros-ficam-entre-os-ultimos-em-teste-de-solucao-de-problemas.htm

Os estudantes brasileiros ficaram em 38° lugar entre jovens de 44 países em um teste de solução de problemas matemáticos feito pela OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (1°).
Enquanto os alunos de países da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram em média apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos
A avaliação foi aplicada a jovens de 15 anos de todo o mundo e é parte do relatório do Pisa 2012 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Os jovens de Cingapura, Coreia do Sul e Japão ficaram nas primeiras posições do ranking.
O desempenho dos alunos brasileiros ficou abaixo ainda do de jovens da Rússia, de Portugal, da Croácia e do Chile.

Meninos tiveram desempenho melhor que as meninas na prova de matemática
Em média, a diferença foi de 22 pontos. Entre estudantes dos países da OCDE, a variação é de, em média, 7 pontos. 
  • 1° lugar - Cingapura - 562 pontos
  • 2° lugar - Coreia do Sul - 561 pontos
  • 3° lugar - Japão - 552 pontos
  • 4° lugar - China - Macau - 540 pontos
  • 5° lugar - China - Hong Kong - 540 pontos
  • 38° lugar - Brasil - 428 pontos
  • 39° lugar - Malásia - 422 pontos
  • 40° lugar - Emirados Árabes Unidos - 411 pontos
  • 41° lugar - Montenegro - 407 pontos
  • 42°lugar - Uruguai - 403 pontos
  • 43° lugar - Bulgária - 402 pontos
  • 44° lugar - Colômbia - 399 pontos

#Brasil, #matemática, #problemas